Quem sou eu

Minha foto
Um homem normal, simples, solidário. Busca crescimento como ser...

sábado, 11 de julho de 2009

VISITAS NA ROÇA

Ontem a tarde estive na roça com um amigo e colega de universidade o engenheiro civil Adalberto Braga para mostrar o meu projeto da Roça Sustentável em Irecê. Como de costume, demos um giro em torno da casa pois primeiro passamos pela área do policultivo irrigado, vendo os tipos de cultura e forma como é plantada. seguimos até a área onde quis fazer uma experiência com mamona, plantada em carreiras dentro do mato. Passamos também pela área onde tenho plantado sorgo forrageiro na micro aspersão. Vimos um cercadinho de palma próximo ao aprisco. Descemos pelo corredor em direção ao fundo da roça. Temos área de "manga", uma hectare de palma consorciada com plantio de sequeiro e mamona. Mais ao fundo, duas ares de pasto tanto para as ovelhas como as vacas e por ultimo a reserva de catinga que quero deixar totalmente isolada para os bixos e plantas. retornamos e entramos no aprisco, mostrei onde pretendo montar o curral. Também passamos pela área das aves. falei do meu manejo e das possibilidades, por exemplo: Produzir mil frangos ao ano com a atual estrutura. Retornamos para o Play e apresentei um mural que tenho preparado para as minhas mine palestras sobre permacultura. Falei da minha vivência com roça e sobre este projeto. É um projeto de longo prazo e precisa-se de muito estudos e experimentação. Não faço tudo totalmente certo. Não sou radical em muitas coisas e nem precisa ser. Para quem tem pressa e necessidade imediatas este projeto não atende a princípio. É preciso fazer uma transição de um modelo convencional para este que é demorado e requer investimentos.
Rimos bastantes e por fim Adalberto teve que ir embora com os amigos que trouxe para esta visita.
Sempre falo que o meu social está ligado a roça; este tipo de roça. Espero estar ensinando alguma coisa assim como tenho certeza que estou aprendendo
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário