Quem sou eu

Minha foto
Um homem normal, simples, solidário. Busca crescimento como ser...

sábado, 30 de maio de 2009

INGÁ

O INGÁ baixou portaria suspendendo o uso de água subterrâneas em parte da região de Irecê em decorrência de problemas devido o uso indevido por parte dos irrigantes. Esta é a alegação que o Órgão faz para baixar a portaria impedindo os irrigantes de usarem seus poços na atividade olerícola. A região de Irecê, também, é conhecida pelo maior número de poços artesiano em seu território. Ultrapassa 20.000, infelizmente, a maioria não possuem outorga. Os que possuem não são monitarados pelo INGÁ, para ter controle desta gestão e não se sabe que quantidade de água é utilizada na irrigação em Irecê.
O que o Órgão fez foi uma precipitação. Como não tem conhecimento da causa do problema. Tomou uma medida restritiva, contrariando a lógica da legalidade e da ordem, punindo a minoria que tinham licenças concedidas pelo próprio Órgão em detrimento a maioria que está usando poços sem a devida autorização. Legalizar o uso de um poço não é fácil e quando a nossa população começa adotar o caminho da legalidade o INGÁ, sem o menor respeito ou pela sua incapacidade de fiscalizar, como quê tapando o sol com uma peneira, pois a medida é inpraticável pelas condições do Órgão.
Esta medida não seria necessária se o Órgão viesse ao longo dos anos, fiscalizando estes poços e exigindo que os proprietários fizessem as outorgas. Este problema só existe hoje por o Órgão foi ausente todo este tempo.

Um comentário:

  1. Achei muito interessante porque fala sobre a importancia da agua e o cultivo de plantas e animais natural .

    ResponderExcluir