Quem sou eu

Minha foto
Um homem normal, simples, solidário. Busca crescimento como ser...

terça-feira, 30 de junho de 2009

FILHOTE COM 8 DIAS

Hoje completa 8 dias que os carneirinhos nasceram e eles continuam vivos, um desenvolvendo mais que o outro. Na verdade isto está acontecendo por que não fiz a opção de alimentá-los com leite de vaca, pois, íamos ter muito trabalho e a ovelha definitivamente abandonaria o filhote. Ainda temos muito trabalho para não perder este borrego.
Fizemos um cercado para ovelha no meio do aprisco e colocamos um cocho para alimentá-la mais vezes. Estamos completando a alimentação com milho moído, capim, pés de milho passado na forrageira, sorgo e folha de palma. A esperança e que o leite aumente. A ovelha mãe continua dando marradas. O filhote roubar o leite na hora em que o outro mama. É um desafio que está me deixando satisfeito pelo fato de recuperar este carneirinho. Não existe explicação para o fato da ovelha rejeitar filhos, principalmente quando nasce mais de um. Pode ser por deficiência de alimento, doença na mãe, filhote muito fraco. Espero conseguir. Sei que carinho com os animais faz um pouco de diferença. Também aprendemos a ter paciência. É importante continuar observando o comportamento dos animais e aprender como lidar com eles para poder ter um bom resultado.

Um comentário:

  1. Crio uma ovelha Santa Ines que teve ontem uma borreguinha. Mas ela também está dando indícios de que quer rejeitar o filhote.

    Até aqui nós seguramos ela e guiamos o borreguinho até a ubis. Os criadores da região haviam sugerido que nós sujássemos um pouco o borrego no primeiro leite dela para que ela reconhecesse.

    Tenho observado as duas, ela ainda não permite que a borrega tome leite e esta ultima parece estar desistindo de insistir. Amarrá-la pode ser uma alternativa? Existe um momento fatal a partir do qual não adianta insistir?

    obrigado, espero que possa responder.

    ResponderExcluir