Quem sou eu

Minha foto
Um homem normal, simples, solidário. Busca crescimento como ser...

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Responsabilidade no sustentavel

Como ser sustentável com este nível de consumo, com um padrão tão requintado e exigente, com tanto desperdício, produção de lixo e um deficit ambiental, que na maioria das vezes é imperceptível à primeira vista, mas que ao passar dos anos, logo se torna visível a olhos visto. Cresce as áreas desérticas, as propriedades agrícolas precisam de mais adubos químicos para o mesmo nível de produção, cresce o número de animais em extinção, as cidades avançam destruindo as áreas naturais, cresce a população humana no mundo inteiro juntamente com o padrão de consumo.
Não vejo como ter atividades sustentáveis a nível global. Mesmo em casos isolados exige-se muita consciência e determinação, renúncia a um padrão mais requintado ou se paga um preço por esta opção ideológica.
Poderíamos falar em índice de sustentabilidade variando de 0 a 100 para cada tipo de atividade. Dependendo do grau de recuperação que a natureza pudesse atender. Sei que são poucas as atividades que podem ter um nível de recuperação na sua totalidade. E ser acima de 90 % sustentável já é bastante aceitável, mesmo porque não se exige responsabilidade pela não sustentabilidade. Ser sustentável é uma indicação, não uma responsabilidade para toda e qualquer atividade. No futuro deveremos falar em credito de sustentabilidade como se fala em crédito de carbono. É necessário responsabilizar a todos para que o mundo, a cada dia, não fique pequeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário