Quem sou eu

Minha foto
Um homem normal, simples, solidário. Busca crescimento como ser...

quarta-feira, 17 de junho de 2009

OVELHA

Estou com ovelhas desde 2005 e o resultado tem sido bom. É a principal atividade na roça a nível de renda. Sempre ficou em primeiro lugar a partir de 2006, mesmo com todos as dificuldades de manter um certo número de animais. Primeiro não sabia nada sobre ovelha. Segundo, foi necessário estar com todas as instalações suficiente para o número de animais que criei. Terceiro, a propriedade precisou de estrutura alimentar compatível com o número de animais. Quarto, o numero de animais só foi viável criado na "meia". Quinto, o resultado é bom mas não deixa ninguém rico.
Toda atividade de roça é viável no sistema de permacultura, principalmente, se tiver uma ajuda da irrigação com poço tubular, no gotejamento. Nem é preciso mexer muito com a terra, basta plantar e preservar os restos culturais encima da terra. A incorporação se dará de forma natural, através dos microrganismos que já existem na terra.
Fazendo uma integração das atividades, na propriedade se produz de tudo, até o adubo. Este nos temos diversificado: galinha, ovelha, vaca. Até dos passarinhos e insetos. De resto, precisamos manter um planejamento e muita observação para aprender com a natureza.
Varias experiências temos aprendido com a observação e muitas vezes contrariamos a lógica das técnicas. Uma delas é criar 100 ovelhas com um carneiro. O recomendável é 30 animais. Pois digo que é pouco. Um carneiro dá conta de mais de 80 ovelhas, principalmente se pretende ter animais produzidos de forma continuada. O carneiro só cruza com a ovelha no cio. Durante o período que criei não nasceu mais de 16 borregos em algum mês. O maior problema que tive, foi ter animais macho em grande quantidade. É preferível separá-los. De resto é só manter um bom manejo e continuar aprendendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário