Quem sou eu

Minha foto
Um homem normal, simples, solidário. Busca crescimento como ser...

terça-feira, 2 de junho de 2009

Galinhas

Não é possível falar de roça sem lembrar da ave que mais caracteriza a atividade. Roça lembra galinha que lembra permacultura, que lembra natureza, que lembra vida. Para mim é o animal símbolo, tanto de roça, roça, como de permacultura.

É uma ave dócil que desempenha bastante atividades. É tida com o trator natural porque está sempre revirando a terra. Cisca, bica, cata, pinica, revira, produz: ovo, pena, carne, adubo, nitrogénio, pinto que vira frango e franga, que depois vira galinha e bota ovo, num total de 50 por ano. Dependendo do manejo pode chegar a 70.

Galinha come milho, capim, insetos, bichos, cobra, minhoca, resto de comida...
Galinha anda muito. É muito curiosa. Protege a casa de bichos com peçonha.
Quando se cria é impossível não tê-la na roça. Não dá prejuízos financeiros se for contabilizado todos os produtos.

Temos hoje um bom manejo. Aproveitei um galpão que criava galinha de granja para criar galinha caipira. Fiz um cercado em volta com tela, plantamos capim tifton. Mantemos sempre o verde e garantimos a saúde das galinhas. No contacto diário, desenvolvemos uma chocadeira natural, o pinteiro, maternidade, piquete, tira choco e por ultimo a creche. Não temos muita mortandade de pintos. Crio poucas. Fazemos todas as etapas, apesar de ter porte para 1000 aves ano. Temos também pato e cocá (galinha da'ngola) completando o time das aves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário