Quem sou eu

Minha foto
Um homem normal, simples, solidário. Busca crescimento como ser...

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Ser sustentavel no desenvolvimento

Uma atividade ou evento para ser sustentável não basta apenas falar que é para que ela se transforme em sustentável. Existem princípios, dimensões e ética. Normalmente os políticos falam em desenvolvimento sustentável como se fosse uma coisa simplista, mera intenção, uma coisa lógica e fácil de se fazer. Não é bem assim. Não basta só querer. É preciso conhecer o conceito mais profundamente e buscar aproximar as ações, focadas nesta possibilidade.

" Em relação à economia da era do aquecimento global, diz-se comumente que é possível efetuar um "desenvolvimento sustentável", mas penso que isso deve ser interpretado obrigatoriamente como hipótese. Ou seja, talvez isso seja possível, mas o futuro deve ser projetado pensando no caso de isso ser de fato impossível. Porque, na realidade, não está sendo muito obedecido o respeito à ética entre gerações. Falando em outra palavra, nós não viemos, até hoje, tomando muitas atitudes pensando realmente nas gerações dos nossos filhos e netos." Masanobu Taniguchi - p 236 - Caminho da Paz pela fé.

Porque não se acredita na possibilidade de um desenvolvimento sustentável. Por que, de fato, é muito difícil conviver com desenvolvimento sem a destruição da natureza. Desenvolvimento é a simplificação das necessidades materiais do ser humano, que está focada em necessidades para o melhor conforto, e isto requer mais consumo, mais necessidades, mais gastos dos recursos naturais como se fossem infinitos. Esta é uma busca dos crescimento material. Ser sustentável ou não é mera coincidência na maioria das vezes.
Não existe responsabilidade sobre a sustentabilidade nas atividades econômicas. Tudo é permitido. Ninguém tem este ónus. Em nome do desenvolvimento, toda destruição é justificada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário